A Marca Perú: o case de branding de um país inteiro

Oi, pessu! Quem já ouviu falar sobre a Marca Perú? Não, não estamos nos referindo a um negócio que leva esse nome ou a uma marca específica que carrega a essência do país em questão. A Marca Perú foi, na verdade,criada pelo próprio Peru, como uma forma de atrair visitantes e investidores.

“A Marca Perú é uma ferramenta que visa impulsionar o turismo e as exportações. Para atrair investimentos, efetivamente transmite a proposta de valor do nosso país”.

O site oficial da Marca Perú ainda tem um tom bastante educativo, uma vez que construir e investir no branding de um país ainda seja novidade para o mercado. Ele explica que “a Marca do País depende da "imagem do país" e como comunicá-la através de um símbolo que a identifica e a diferencia das outras”.Hoje, o turismo é a grande roda que movimenta a economia peruana, e há muito o que aprender com toda a estratégia por trás desse case de branding de um país inteiro.

Para começar, os benefícios de se criar uma marca para um país são muitos:

  • Atrair turistas;

  • Atrair investidores;

  • Aumentar a demanda de produtos;

  • Aumentar a demanda de serviços;

  • Criar oportunidades de exportação;

  • Ser referência mundial em vários aspectos: arte, cultura, gastronomia, esportes, turismo, comércio exterior, negócios em geral etc.;

  • Conquistar respeito socioeconômico e cultural diante de outros países.

Você percebeu? Todos esses pontos, antes de se tornarem benefícios, eram os grandes desafios para o país. Criar uma marca e investir em seu branding foi uma grande sacada para transformar obstáculos em soluções. Mas isso foi um trabalho de muito investimento e estratégia. É por isso que falamos muito sobre construção de imagem: é algo que não surte efeito de um dia para o outro, é preciso muita dedicação - uma construção contínua. O processo de criação de uma nova identidade para o Peru começou em 2009, com a liderança do PromPeru (Comissão de Promoção de Exportação e Turismo do Peru). Todo o design da Marca Perú foi realizado pela FutureBrand de Buenos Aires, uma empresa que se denomina “a companhia criativa do futuro”. 

E qual foi a estratégia criada por essas duas companhias?

Para que o Peru se tornasse referência, sua identidade foi construída em torno de seu tesouro: uma história rica em cultura, cheia de cores vivas e de uma gastronomia diferenciada que leva muita tradição em suas receitas.

A intenção era que a Marca Perú mostrasse tradição e modernidade ao mesmo tempo. Assim, o país se tornou destino internacional, oferecendo experiências únicas no mundo.

Ao se deparar com o site oficial da Marca Perú, as opções de navegação enchem os olhos: você pode explorar seções diversas e saber de tudo o que está acontecendo dentro e fora do país relacionado à marca. A presença em vários canais também fica clara, algo que é fundamental. Você pode acompanhar, além do site, o Facebook,Instagram, Pinterest, Youtube e Twitter da Marca Perú.O design é principalmente em vermelho, representando a cultura dinâmica do povo e do país, que já possui a cor em sua bandeira. Segundo o site oficial, o vermelho transmite a energia, coragem, intensidade e vigor do Peru.

Além do vermelho, uma paleta multicolorida bastante vibrante também é explorada, sendo a voz plural de toda a diversidade que o país oferece:

A paleta aplicada no site:O logo carrega um significado muito interessante e representativo. Simples e criativo, ele se dá em torno do nome do país:A letra P em espiral, segundo o site oficial do Peru, é um símbolo querepresenta criatividade e harmonia, encontrado em muitos dos registros gráficos de culturas antigas que cresceram e se desenvolveram no país. Também ilustra uma impressão digital, um conceito que se conecta com um dos motes da marca: “Existe Peru para todos”. Ou seja: todas as culturas podem se identificar com a cultura peruana.A fonte, por sua vez, tem em sua extremidades um arabesco que lembra muito a espiral do logo, mantendo um padrão.Esse traço em espiral das fontes também foi aplicado em todos os produtos e utilizado nas fotografias de divulgação dos pontos turísticos, fazendo um mix criativo de foto + arte:Além do trabalho visual de divulgação, também há incentivo às pessoas que são consideradas os “Amigos do Peru”, personalidades estrangeiras que carregam consigo o Peru, em sua essência e coração, e têm ajudado a levar o Peru ao redor do mundo.Além disso, existe também o programa de embaixadores da Marca Perú, uma promoção das figuras que se destacam por suas conquistas no campo pessoal e profissional. Elas atuam nas mais diversas áreas: ciência & inovação, arte, cinema, esporte, moda, música etc.Outro plano de divulgação é o Programa de licenciado. Com ele, uma instituição pode promover a Marca Perú requisitando uma licença. Os tipos de licença são: organizacional (institucional), para produtos peruanos e para eventos. 

Cada campanha da Marca Perú é um convite para conhecer o país e o que ele pode oferecer.

A campanha “Peru, dedicado ao mundo”, por exemplo, apresenta uma série de vídeos que mostram a riqueza cultural do país, com detalhes extraordinários.

“O Peru é um mundo dentro do mundo. Temos uma cultura rica e milenar, comidas únicas que se traduzem em culinária requintada, tecidos que são transformados em obras de arte e milhões de peruanos que tornam tudo isso possível. Peru, dedicado a você, dedicado ao mundo”, diz a descrição do vídeo promocional da campanha.

https://www.youtube.com/watch?v=FB0n4l6Zn0UE, por fim, não poderíamos deixar de citar a economia criativa da marca. Por todo o site, somos apresentados a notícias sobre premiações e parcerias de criação. Em destaque, aunião da Marca Perú e a Victorinox, para a criação de canivetes suíços inspirados na fauna, flora e Natureza Andina da nação.

O resultado de tudo isso?

A Marca Perú agora tem reconhecimento mundial. É uma marca memorável que conseguiu transformar um país inteiro e unir a nação peruana com outras muitas nações. Desde 2011, quando a marca foi estabelecida, ela vem ganhando inúmeros prêmios e homenagens honrosas.Todo o trabalho de branding foi capaz de capturar e transmitir a essência de uma cultura rica, complexa e cheia de história.Referências e imagens: The Branding Journal; Perú Info (Portal oficial da Marca Perú); PromPeru; FutureBrand.

E você sabia, que não só grandes marcas, mas qualquer pessoa pode gerenciar sua imagem e reputação? Saiba mais sobre a 5ª Palestra de Marca Pessoal de Julia e Débora Alcantara clicando aqui.

Quer saber mais sobre branding, marketing digital e empreendedorismo? Nos acompanhe no @efeitoorna.

Anterior
Anterior

Mulheres de Efeito #28 Julyana Czezacki | Tudo Orna

Próximo
Próximo

A ORNA Formula está de pré-venda!