Big Sur, California: O Guia

Um final de semana e uma jornada transformadora em um dos cartões postais mais lindos da costa oeste dos Estados Unidos.

Meus caros leitores, hoje gostaria de compartilhar com vocês uma experiência singular que vivenciei durante um longo final de semana em Big Sur, Califórnia, no feriado do Memorial Day.

Essa região deslumbrante, conhecida por sua paisagem selvagem e exuberante, proporcionou-me uma oportunidade de conexão profunda com a natureza. Ao longo desses dias, meu esposo e eu tivemos a chance de explorar trilhas desafiadoras, desfrutar de uma fogueira acolhedora. Permitam-me guiar vocês nessa aventura.

Big Sur não é uma cidade em si, mas é um trecho na costa Oeste da California entre Los Angeles e São Francisco. Com um carro comum, a viagem de Los Angeles até Big Sur dura cerca de 6 horas. Com o Tesla, por conta das paradas para carregar a bateria do carro - ela dura um pouco mais. Devemos ter feito a viagem em torno de 7 horas. Não dá para reclamar… fomos aproveitando a paisagem do caminho.

Na minha mala: Confesso que fiquei na dúvida do que levar na bagagem. Faz tempo que estou me acostumando a viajar leve, com poucas peças, mas ainda sinto um desafio: “será que estou escolhendo as peças certas que realmente irei usar?”. Nesse caso, eu sabia que desbravaríamos a natureza, então levei em uma pequena mala de mão um conjunto de roupa de ginástica, regatas e botas Dr. Martens para caminhada. Para os passeios na cidade, duas opções de calça jeans (uma azul e outra branca), um suéter, duas opções de jaquetas “corta-vento”, além de minhas sandálias Birkenstock. Sinto que agora estou aprendendo como utilizar das camadas de peças de roupas a meu favor.

A temperatura anda atípica para essa época do ano. Esperávamos calor, mas na verdade chegamos a enfrentar 12 graus Celsius. Ficamos hospedados num lugar muito charmoso, chamado Glen Oaks Big Sur. Uma cabana rústica e ao mesmo tempo moderna que nos permitiu fazer uma fogueira particular em nossa varanda. Uma ótima desculpa para fazer s’mores.

Durante o fim de semana, mergulhamos em caminhadas intensas pela região, desbravando trilhas que serpenteiam pelas montanhas e beiram os penhascos majestosos que se encontram com o Oceano Pacífico. Cada passo nos levava mais próximo da verdadeira essência da natureza, e cada vista panorâmica era um lembrete humilde de nossa insignificância diante da grandiosidade do mundo natural. Essas trilhas desafiadoras proporcionaram momentos de introspecção e renovação.

Algumas das trilhas que fizemos:
- Julia Pfeiffer Burns State Park
- Point Lobos State Natural
Park

Descobrimos praias isoladas com areia branca e águas cristalinas, onde pudemos desfrutar de momentos de tranquilidade e contemplação. Em Pfiffer Beach, a areia é, pasme, roxa! A cor roxa é causada pela granada de manganês que é erodida das encostas próximas. Estava tão frio que só consegui aproveitar a praia enrolada em um cobertor. A vista certamente foi uma das mais lindas que já vi.

Uma ótima decisão foi a de eu ter levado meu binóculos para as trilhas. Conseguimos enxergar leões-marinhos e cavalos selvagens há centenas de metros de distância.

Ainda, depois de longas trilhas, visitamos uma outra praia pertinho dali, chamada Caramel By The Sea. Jantamos em um lugar maravilhoso chamado The Pocket. Se você estiver por lá, vale a pena conhecer e pedir a burrata.

Nosso fim de semana em Big Sur durante o Memorial Day foi uma experiência que jamais esquecerei. A conexão com a natureza, a aventura nas trilhas, a calorosa fogueira e os sabores únicos dos s’mores criaram um ambiente propício para reflexões profundas e momentos de paz interior.

Life is Good.

Julia Alcantara
@julialcantara

Gostou do post? Não esqueça de deixar seu comentário em @tudoorna :)